Regulamento

REGULAMENTO TRAIL CORNO DA CABRA 2016

 A prova denominada Trail Corno da Cabra 2016, é constituída no seu percurso por trilhos, aceiros, carreiros e caminhos em zona de pinhal, eucaliptal, zonas calcárias e algumas manchas de carvalhal.

A partida e chegada das provas será no mesmo local (Sede do Clube Recreativo Pisoense).

O percurso do Trail Longo partirá para Sul através de caminhos florestais, em direção à praia fluvial de Alpedriz. Aí iniciará o retorno para norte, passando pela zona dos Casais de Dom Brás. Os atletas voltarão a passar pelos Pisões, iniciando a segunda parte do percurso, que será comum ao Trail Curto. O caminho para norte far-se-á na direção dos terrenos da Tofeira/Lameira, onde passarão por trilhos bastante desafiantes e variados. Durante alguns kms o percurso passará por singletracks com subidas e descidas constantes. Passarão perto da localidade de A-do-Barbas e retomarão o caminho Sul na direção de Mélvoa e novamente de Pisões, onde terminarão as suas provas.

Os percursos estarão devidamente sinalizados, por forma a que ninguém se perca nem tenha dúvidas quanto ao percurso a seguir.

Ao longo do percurso poderão ser atravessadas algumas estradas de alcatrão, embora mais de 95% do percurso seja feito fora de alcatrão e fora de zonas de circulação de viaturas. Nas zonas onde serão cruzadas estradas com maior circulação rodoviária existirão voluntários da organização, devidamente identificados, a ajudar na sua transposição.

Os percursos poderão sofrer alterações por imposição, dos proprietários dos terrenos, das autoridades competentes ou por razões de obras ou imprevistos que impeçam a passagem dos atletas.

Dado o caráter da prova, a organização poderá limitar o número de atletas à logística disponível.

Este evento será constituído por:

Prova Distãncia (Kms) Desnível Positivo (D+) Dificuldade – Classificação ATRP
Trail Longo +/- 31km +/- 1.100m Moderada
Trail Curto +/-17km +/- 560m Moderada
Caminhada +/-10km Moderada

RESUMO DO PROGRAMA

 Início do período de Inscrições para prova e t-shirt: 1 Fevereiro 2016

Fim das inscrições para t-shirt: 10 abril 2016

Fim das inscrições para a prova: 10 abril 2016

Data limite para envio dos comprovativos de pagamento: 11 abril 2016

 Divulgação da lista de Inscritos: 13 abril 2016

 16 de abril (Sábado):

  • 15h00: Abertura do Secretariado;
  • 21h00: Encerramento do Secretariado;
  • 20h15: Abertura do Solo Duro (dormida no salão da sede do Pisoense)
  • 22h45: Fecho da entrada para o Solo Duro

17 de abril (Domingo):

  • 07h30: Abertura do Secretariado;
  • 08h00: Início da entrada para a zona de quarentena;
  • 08h25: Encerramento do Secretariado;
  • 08H35: Encerramento da entrada para a zona da quarentena;
  • 08h45: Briefing
  • 09h00: Partida dos atletas do Trail Longo;
  • 09h05: Partida dos atletas do Trail Curto;
  • 09h10: Partida dos participantes da Caminhada;
  • 12h00: Início do Almoço;
  • 13h00: Entrega de Prémios

Página oficial da prova: http://trilhos.coc.pt/

Página Facebook oficial da prova: www.facebook.com/trilhosdocentro

 Prova integrada no Circuito do Calcário: https://www.facebook.com/Circuito-do-Calc%C3%A1rio-Corrida-em-Trilhos-859528927499264/

1 – DATA, ORGANIZAÇÃO e LOCAL

O COC – Clube de Orientação do Centro, leva a efeito no dia 17 de abril de 2016, às 09.00 horas, a 3ª edição do Trail Corno da Cabra, com partida e chegada em Pisões, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça.

Esta prova integra o Circuito do Calcário 2016.

LOCAL DA PROVA: Pisões, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça.

 Localização GPS: N 39° 39.408 W 008° 56.464

Haverá sinalização para o local da prova a partir da localidade de Maceira (Oeste de Leiria) e a partir da Saída da A8/A17 – Porto de Mós /Pataias. A sinalização será feita com placas em forma de seta, de cores vermelha e branca.

2 – SECRETARIADO

  1. O secretariado funcionará a partir das 15 horas às 21 horas na véspera da prova e a partir das 07h30 do dia da prova, na Sede do Grupo Desportivo Pisoense (Pisões); localizada no centro dos Pisões, em frente à Igreja.
  2. O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio, mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do BI/CC do atleta em causa. O levantamento dos dorsais dos atletas que integrem equipas deve ser efetuado pelo representante da equipa, que recolherá os kit’s de todos os atletas da sua equipa.
  3. Os participantes devem estar prevenidos com alfinetes para colocar o dorsal (nº) bem visível durante todo o percurso competitivo sob pena de desclassificação.
  4. Os dorsais não levantados até 20 minutos antes da prova, serão devolvidos à Organização que lhes dará a utilidade que bem entender, não se aceitando reclamações posteriores.
  5. Será também na sede do Pisoense (Centro do Evento) que funcionarão os seguintes serviços:
  6. – Solo duro (dormida de sábado para domingo, em colchão e saco-cama próprio) para quem se inscrever para o efeito;
    – bar;
    – wc;
    – almoço da prova;
    – entrega dos prémios.
    – baby sitting
  7. O estacionamento das viaturas dos atletas será feito no Campo de futebol do GDR Pisoense (Pisões), que fica a cerca de 1km do Secretariado. Desde o centro dos Pisões haverá sinalização a indicar o caminho até lá.
  8. Não será permitido e estacionamento das viaturas dos atletas fora do espaço para eles reservado. Pedimos a compreensão de todos de modo a que as vias de acesso ao Secretariado e Centro do Evento fiquem desimpedidas para melhor fluir o trafego e a prova.
  9. Os banhos no final da prova decorrerão nos balneários do Campo de Futebol do Pisoense, ou seja, junto ao local de estacionamento dos atletas.

3 – INSCRIÇÕES

  1. As inscrições serão efetuadas obrigatoriamente via Página Oficial da prova (http://trilhos.coc.pt/), no módulo referente a Inscrições. Posteriormente deverão enviar comprovativo do pagamento para o mail oficial da prova (trilhosdocentro@coc.pt).
  2. As inscrições devem ser efetuadas entre dia 1 de Fevereiro de 2016 e 06 de abril de 2016, até se esgotarem todas as vagas.Por razões de ordem logística e de segurança, as inscrições serão encerradas às 24h00 do dia 06 abril (quarta-feira). Os comprovativos dessas inscrições terão de nos ser enviadas no máximo até ao final do dia 07 abril (quinta-feira) para que as inscrições ainda sejam consideradas.
  3. As inscrições serão limitadas a 600 participantes;
  4. As inscrições para a prova custam, por atleta:
    Prova Preço
    Trail Longo 10 eur
    Trail Curto 8 eur
    Caminhada 5 eur

    O preço de inscrição inclui: Inscrição na Prova e Seguro de Acidentes Pessoais.

  5. As inscrições só serão registadas após pagamento, devendo o mesmo ser feito por transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0394 00004000030 10, em nome do COC – Clube de Orientação do Centro, nas 48 horas seguintes à data de envio do pedido de inscrição.
  6. O comprovativo de pagamento deve ser enviado à Organização através do e-mail trilhosdocentro@coc.pt, com indicação do nome do atleta ou equipa e a referência gerada no momento da inscrição (obrigatório).
  7. A inscrição poderá ser devolvida caso o atleta informe a organização até ao dia 20 de março de 2016. Após 20 de março e até 08 de abril de 2016 apenas é possível permutar a inscrição com outro atleta. Após 08 de abril 2016 não será devolvido o valor da inscrição a nenhum participante nem aceite a permuta de atletas.

4 – ALMOÇO

  1. Estará disponível da sede do Evento um almoço para os participantes e acompanhantes que se inscrevam para o efeito, composto por sopa, prato principal, bebida e sobremesa
  2. O custo do almoço será de 5 euros. Para crianças haverá um menu de almoço com o custo de 2 euros.
  3. O almoço para acompanhantes dos atletas também terá o preço de 5 Euros/cada, devendo cada almoço ser pedido à organização para o e-mail trilhosdocentro@coc.pt até 10 de abril de 2016.
  4. O almoço para quem não se tenham inscrito previamente para o efeito terá o preço de 7 Euros/cada, podendo adquirir a sua senha no dia da prova junto do secretariado, mas estando sujeitos à disponibilidade de alimentos.

5 – T-SHIRT DO EVENTO

  1. Existirá para venda aos interessados uma T-Shirt técnica alusiva ao evento: 5 eur
  2. As encomendas de t-shirt serão aceites apenas até dia 04 abril 2016;

6 – PARTICIPAÇÃO E ESCALÕES COMPETITIVOS:

    1. Podem participar atletas federados e não federados, masculinos e femininos, com as idades mínimas abaixo indicadas.

Trail Longo: Existirão os seguintes escalões considerados com idade no dia da prova:

Escalões Masculinos Escalões Femininos
Seniores M (até 39 anos) Seniores F (até 39 anos)
M40 (40 aos 49 anos) F40 (40 aos 49 anos)
M50 (50 aos 59 anos) F50 (mais de 50 anos)
M60 (mais de 60 anos)

Por segurança não se aceitam atletas com menos de 18 anos e com mais de 70 anos.

Trail Curto: Existirão os seguintes escalões considerados com idade no dia da prova:

Escalões Masculinos Escalões Femininos
Geral M Geral F

Por segurança não se aceitam atletas com menos de 15 anos e com mais de 70 anos.

Caminhada: Não existirão classificações. Por segurança não se aceitam inscrições de crianças com menos de 9 anos. Os menores de 15 anos deverão participar acompanhados por pessoas maiores de idade, que se responsabilizem pela sua participação.

  1. As idades referidas na alínea a) referem-se às idades no dia de realização da prova.
  2. Em caso de dúvida será pedido o B.I., sem o qual se considera injustificada qualquer reclamação.
  3. Os menores de 18 anos deverão entregar termo de responsabilidade (minuta anexa) assinada pelo seu encarregado de educação, até ao dia da prova ou no secretariado no dia da prova, antes da realização da mesma.
  4. A organização adverte que os participantes devem encontrar-se em condições físicas e de saúde adequadas ao esforço da prova desportiva em que se inscrevam.
  5. É proibida a ajuda externa aos atletas participantes por pessoas externas à organização, seja proporcionando abastecimentos adicionais, ajudando à sua deslocação ou outro tipo de ajuda. O atleta que usufruir de qualquer tipo de ajuda externa será desclassificado.
  6. Todos os atletas devem usar o dorsal fornecido pela organização da prova. O seu uso é pessoal e intransmissível, devendo ser usado à frente do atleta.

7 – PERCURSO E BALIZAÇÃO

  1. Os percursos estarão sinalizados por fita plástica ou de tecido de cor laranja.
  2. Nos locais com múltiplos carreiros ou caminhos tem elementos organizativos, ou indicações em placas pontiagudas a indicar a direção correta.
  3. Qualquer outra sinalização, cor ou fita, não deve ser levada em conta.
  4. Os atletas ficam obrigados a seguir as fitas balizadoras, colocadas em todo o percurso.
  5. Em caso de engano ou ausência de fitas balizadoras deve voltar imediatamente atrás e seguir as indicações corretas.

8 – SEGURANÇA

  1. Só poderão participar indivíduos que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas.
  2. A organização celebrará um seguro de acidentes pessoais para o dia da prova, que preverá as coberturas mínimas exigidas por lei. Assim, os atletas que na data da prova não se encontrem abrangidos pelo seguro desportivo (atletas não federados ou não abrangidos por qualquer seguro), desde que devidamente inscritos, terão direito ao referido seguro.
  3. A organização terá ao dispor dos atletas serviço de emergência médica durante a realização da prova.
  4. Os atletas deverão ter uma especial atenção a alguns atravessamentos de estradas que existirão ao longo do percurso, pois a circulação rodoviária não estará cortada.
  5. Haverá membros da organização em diversos locais que consideramos mais perigosos.
  6. Em caso de emergência deverá recorrer aos nºs de contacto que estarão inscritos no dorsal (938880333 / 963718928 / 910297733).
  7. Aconselhamos que em caso de desistência o faça junto de um posto de abastecimento, onde lhe será prestada assistência e facultaremos boleia até à chegada logo que possível.
  8. Teremos a presença dos Bombeiros Voluntários de Pataias junto à chegada.

9 – INDICAÇÕES PARA O LEVANTAMENTO DOS DORSAIS:

  1. Atletas Individuais: O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio, mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do BI/CC do atleta em causa. Cada atleta deverá saber o seu nº de dorsal (disponível no site e em listagem a afixar junto ao Secretariado). Deverão dirigir-se ao balcão das inscrições individuais que corresponde à sua prova (Trail Longo, Trail Curto ou Caminhada).
  2. Atletas integrados em equipas: O levantamento dos dorsais deve ser efetuado pelo representante da equipa, que recolherá os kit’s de todos os atletas da sua equipa. Deverão dirigir-se ao balcão das equipas. Os sacos de todos os atletas da equipa estarão juntos, não sendo possível o levantamento individualizado por atleta.

10 – ZONA DE QUARENTENA PARA OS ATLETAS DO TRAIL LONGO E CURTO

  1. No dia da prova, até às 08h35 os atletas do Trail Longo e do Trail Curto terão de entrar para uma Zona de Quarentena prévia à partida, onde farão a validação do chip nas estações de Clear e Check que lá estarão.
  2. É muito importante que não se atrase no levantamento do seu saco (dorsal + chip) ninguém poderá partir sem efectuar este procedimento e não queremos que as partidas tenham de ser atrasados em relação ao horário previsto.
  3. Os caminheiros não usarão chip, pelo que estão dispensados da entrada na zona de quarentena.

11 – ABASTECIMENTOS


  1. a) Serão disponibilizados os abastecimentos abaixo indicados. Os abastecimentos de líquidos serão disponibilizados em copos, tendo que o seu consumo ser feito no próprio local do abastecimento.
  2. Não será permitido que os atletas retomem o percurso com copos, fruta com casca ou embalagens de comida nas mãos, tendo de os deixar nos sacos de lixo que estarão no local.Os atletas que entendam que não podem perder tempo nos abastecimentos deverão levar o seu boião, copo, camelback ou outro utensílio.

Informação Provisória:

Abastecimento  Liquido   Liquido+sólido    Liquido+sólido    Liquido+sólido  Liquido     Liquido+sólido
Trail Longo   5,5 km  10 km  15,5 km  21 km  28 km  Final
Abastecimento Liquido+sólido  Liquido  Liquido+sólido
Trail Curto  7 km  14 km   Final
Abastecimento  Liquido   Liquido+sólido
Caminhada   5,5 km   Final

12 – PONTOS DE CONTROLO

  1. No saco de cada atleta estará um chip (P-card) com um nº que identifica esse atleta e que servirá para comprovar a realização correcta do percurso e apurar as classificações finais.
  2. Cada atleta colocará esse chip no seu pulso utilizando uma abraçadeira plástica que também estará no saco do atleta. Deverá manter esse Chip no pulso até ao final da prova sob pena de desclassificação.
  3. Existirão vários pontos de controlo ao longo do percurso nos quais os atletas deverão passar o chip por forma a comprovar que realizaram todo o percurso. Os atletas que chegarem ao final sem o registo da passagem em todos os pontos de controlo serão desclassificados.
  4. No final da prova, após leitura dos registos dos CHIPS e obtenção dos seus tempos de prova, todos os CHIPS serão recolhidos e devolvidos à organização.
  5. A perda do CHIP implica o pagamento de um valor de 50€.
  6. Caso algum atleta não participe na prova e fique com um p-card na sua posse deverá fazer chegar o mesmo à organização o mais brevemente possível.

13 – TEMPO LIMITE

  1. Os tempos limite de passagem nos pontos de controlo intermédio e de realização de cada prova serão os seguintes:
    Informação provisória:

    Prova 7 kms 15 kms 22 kms Final
    Longo – K30 1h30 2h45 3h30 5h00
    Curto – K17 2h00 3h30
    Caminhada 2h30
  2. Os atletas que em cada ponto de controlo intermédio excederem os tempos limite acima indicados serão convidados pela organização a abandonar a prova, para garantia da sua segurança.
  3. Os atletas que na chegada à meta excederem o tempo limite final acima indicado serão desclassificados.

14 – DESCLASSIFICAÇÃO

Serão desclassificados todos os atletas que não passem nos controles intermédios, que se prove que não completaram a totalidade do percurso, excedam os tempos limite, cortem percurso, tenham conduta anti-desportiva ou poluidora, façam batota, usem o dorsal de outro atleta ou não o levem bem visível, ou prejudiquem o andamento da prova ou dos atletas.

15 – PRÉMIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

Serão atribuídos pela Organização os seguintes prémios:

TRAIL LONGO:

  1. Troféus para o 1º, 2º, 3º, 4º e 5º da Geral Masculina e 1ª, 2ª, 3ª, 4º e 5º da Geral Feminina
  2. Troféus para as 3 primeiras equipas da geral (contam 4 atletas)
    No caso de se verificar igualdade pontual na classificação colectiva, o desempate far-se-á a favor da equipa que apresentar o quarto atleta melhor classificado.
  3. c) Troféus para os 3 primeiros e 3 primeiras de cada escalão.

TRAIL CURTO:

  1. 1º, 2º e 3º da Geral Masculina, 1ª, 2ª e 3ª da Geral Feminina

PRÉMIOS – ASPECTOS COMUNS ÀS 3 DISTANCIAS:

  1. Haverá um prémio especial para a equipa com mais atletas inscritos no total das três provas (Longo, Curto, Caminhada)
  2. Não haverá prémios de classificação para os participantes da Caminhada.
  3. Os prémios serão entregues durante o almoço que será servido às 12h00 na sede do evento.
  4. Os Prémios não levantados no dia da prova ou a ausência dos premiados na referida cerimónia entende-se como renúncia ao prémio, revertendo o mesmo para a Organização.

16 – REGRAS COMUNS

  1. A inscrição no Trilhos do Centro (Longo, Curto e Caminhada) pressupõe a aceitação das regras aqui estabelecidas.
  2. Os casos omissos ou duvidosos não mencionados neste regulamento serão resolvidos pela organização da prova que é soberana em todas as situações e aspectos, não havendo recurso das deliberações que venham a ser tomadas.