Regulamento

REGULAMENTO TRAIL CORNO DA CABRA 2018

A prova denominada Trail Corno da Cabra 2018, é constituída no seu percurso por trilhos, aceiros, carreiros e caminhos em zona de pinhal, zonas calcárias e algumas manchas de carvalhal.

A partida e chegada das provas será na Sede do Clube Recreativo Pisoense.

Os percursos estarão devidamente sinalizados, com fitas, de forma a não existirem dúvidas quanto ao trajeto a seguir.

Ao longo do percurso poderão ser atravessadas algumas estradas de alcatrão, embora mais de 95% do percurso seja feito fora de alcatrão e fora de zonas de circulação de viaturas. Nas zonas onde serão cruzadas estradas com maior circulação rodoviária estará sinalização ou voluntários da organização, devidamente identificados, a ajudar na sua transposição.

Os percursos poderão sofrer alterações por imposição, dos proprietários dos terrenos, das autoridades competentes ou por razões de obras ou imprevistos que impeçam a passagem dos atletas.

Dado o caráter da prova, as inscrições poderão ser limitas ao número de atletas que a organização considere logisticamente adequado.

Este evento será constituído por:

Prova

Distância Aproximada (Kms)

Desnível Positivo Aproximado (D+)

Trail

19 +472

Mini Trail

13

+294

Caminhada 10

+261

 RESUMO DO PROGRAMA

Início do período de Inscrições: 15 Julho 2018

Fim das inscrições para a prova: 30 Setembro 2018

Data limite para pagamento: 03 Outubro 2018

Divulgação da lista de Inscritos:  04 Outubro 2018

05 de Outubro (Sexta-feira):

  • 12h00: Abertura do Secretariado;
  • 15h30Início da entrada para a zona de quarentena;
  • 15h35: Encerramento do Secretariado;
  • 15H45Encerramento da entrada para a zona da quarentena;
  • 15h50: Briefing
  • 16h00: Partida dos atletas do Trail;
  • 16h05: Partida dos atletas do Mini Trail;
  • 16h10: Partida dos participantes da Caminhada;
  • 19h00: Entrega de Prémios

Página oficial da prova: http://trilhos.coc.pt/

Página Facebook oficial da prova: www.facebook.com/trilhosdocentro

Prova integrada no Circuito Calcário: https://circuitocalcario.wixsite.com/circuitocalcario

Por razões que se vierem a verificar importantes, como condições climáticas adversas, a organização reserva-se ao direito de alterar as horas das partidas, procedendo à divulgação de novo horário através do site da prova e sua página no Facebook.

1 – DATA, ORGANIZAÇÃO e LOCAL

O COC – Clube de Orientação do Centro, leva a efeito no dia 05 de Outubro de 2018, às 16.00 horas, a 5ª edição do Trail Corno da Cabra, com partida e chegada em Pisões, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça.

Esta prova integra o Circuito do Calcário 2018.

LOCAL DA PROVA: Pisões, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça.

 Localização GPS: N 39° 39.408 W 008° 56.464

2 – SECRETARIADO

O secretariado funcionará a partir das 12 horas do dia da prova, na Sede do Grupo Desportivo Pisoense (Pisões), localizada no centro dos Pisões, em frente à Igreja.

Os participantes devem estar prevenidos com alfinetes para fixar o peitoral atribuído pela organização, de forma bem visível durante todo o percurso sob pena de poderem ser desclassificados.

Os peitorais não levantados até 25 minutos antes da prova, ficarão com a Organização que lhes dará a utilidade que bem entender, não se aceitando reclamações posteriores.

No Centro do Evento (Sede do Clube Pisoense) funcionarão, também, os seguintes serviços:

– bar;

– wc;

– baby sitting;

– acompanhamento especializado de fisioterapia;

– sunset snack;

– entrega de prémios.

O estacionamento das viaturas dos atletas será feito no Campo de Futebol do GDR Pisoense (Pisões), que fica a cerca de 1km do Secretariado. Desde o Centro do Evento haverá sinalização a indicar o caminho.

Não será permitido o estacionamento das viaturas dos atletas fora do espaço para eles reservado. Pedimos a compreensão de todos de modo a que as vias de acesso ao Secretariado e Centro do Evento fiquem desimpedidas para melhor fluir o tráfego e a prova.

Os banhos no final da prova decorrerão nos balneários do Campo de Futebol do Pisoense, ou seja, junto ao local de estacionamento dos atletas.

3 – INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas obrigatoriamente via Página Oficial da prova (http://trilhos.coc.pt/), no módulo referente a Inscrições.

As inscrições devem ser efetuadas entre dia 15 de Julho de 2018 e 30 de Setembro de 2018, até se esgotarem todas as vagas. Por razões de ordem logística e de segurança, as inscrições serão encerradas às 24h00 do dia 30 de Setembro de 2018.

Após a realização das inscrições no site da prova, os atletas (no caso de inscrições individuais) ou os responsáveis pelos clubes (no caso de inscrições colectivas) receberão um email com os dados necessários para procederem ao pagamento via Multibanco (código de entidade, referência MB e valor a pagar).

As inscrições só serão consideradas válidas após pagamento efectuado via MB com os códigos de entidade e referência enviados pela organização. O pagamento terá que ser efectuado até ao máximo de 72 horas após o registo da inscrição. Findo este prazo a inscrição ficará nula e sem qualquer efeito, pelo que o atleta caso pretenda participar deverá efectuar nova inscrição e proceder ao seu pagamento com os novos códigos MB.

As inscrições serão limitadas a 600 participantes.

O preço da inscrição, por atleta é o seguinte:

 Prova

Preço

Trail

14 eur

Mini Trail

12 eur

Caminhada

8 eur

O preço de inscrição inclui:

  • Inscrição na prova;
  • Seguro de acidentes pessoais;
  • Abastecimentos durante e no final da prova;
  • Banho quente;
  • T-shirt alusiva ao evento;
  • Sunset snack (Sopa, bifana, sobremesa e bebida).

A inscrição poderá ser devolvida caso o atleta informe a organização até ao dia 15 de Setembro de 2018. Após 15 Setembro e até 30 Setembro de 2018 apenas é possível permutar a inscrição com outro atleta. Após 01 de Outubro de 2018 não será aceite a permuta de atletas.

4 – SUNSET SNACK

O Sunset snack é constituído por uma sopa, uma bifana, uma sobremesa e uma bebida. Estará disponível no Centro do Evento (Sede do Clube Pisoense), a partir das 18h30, para todos os atletas, mediante a apresentação do peitoral.

A refeição para acompanhantes dos atletas terá o custo de 5 euros, podendo a senha ser adquirir no dia da prova no secretariado.

5 – T-SHIRT DO EVENTO

Será oferecida uma T-Shirt alusiva ao evento a todos os participantes.

6 – PARTICIPAÇÃO E ESCALÕES COMPETITIVOS

Podem participar atletas federados e não federados, masculinos e femininos, com as idades mínimas abaixo indicadas.

TRAIL: Existirão os seguintes escalões considerados com idade no dia da prova:

Escalões Masculinos

Escalões Femininos

M18 (18 até 39 anos)

F18 (18 até 39 anos)

M40 (40 aos 49 anos)

F40 (40 aos 49 anos)

M50 (50 aos 59 anos)

F50 (50 aos 59 anos)

M60 (mais de 60 anos)

F60 (mais de 60 anos)

Por segurança não se aceitam atletas com menos de 18 anos e com mais de 75.

MINI TRAIL: Existirão os seguintes escalões considerados com idade no dia da prova:

Escalões Masculinos

Escalões Femininos

M15 (15 até 17 anos)

F15 (15 até 17 anos)

M18 (18 até 39 anos)

F18 (18 até 39 anos)

M40 (40 aos 49 anos)

F40 (40 aos 49 anos)

M50 (50 aos 59 anos)

F50 (mais de 50 anos)

M60 (mais de 60 anos)

Por segurança não se aceitam atletas com menos de 15 anos e com mais de 75.

CAMINHADA: Não existirão classificações. Por segurança não se aceitam inscrições de crianças com menos de 9 anos. Os menores de 15 anos deverão participar acompanhados por pessoas maiores de idade, que se responsabilizem pela sua participação.

As idades acima referidas para a determinação dos escalões dos participantes referem-se às idades no dia da realização da prova.

Em caso de dúvida será pedido o BI/CC, sem o qual se considera injustificada qualquer reclamação.

Os menores de 18 anos deverão entregar termo de responsabilidade (minuta a fornecer pela organização) assinada pelo seu encarregado de educação, até ao dia da prova ou no secretariado no dia da prova, antes da realização da mesma.

A organização adverte que os participantes devem encontrar-se em condições físicas e de saúde adequadas ao esforço da prova desportiva em que se inscrevam. Devem estar atentos às previsões climatéricas para o dia da prova, por forma a levarem roupa, calçado e equipamento individual apropriado às mesmas.

A organização não impõe material obrigatório a utilizar pelos atletas, mas aconselha que todos os atletas que prevejam demorar mais de 3 horas a realizar o percurso levarem frontal ou lanterna.

É proibida a ajuda externa aos atletas participantes por pessoas externas à organização, seja proporcionando abastecimentos adicionais, ajudando à sua deslocação ou outro tipo de ajuda. O atleta que usufruir de qualquer tipo de ajuda externa será desclassificado.

Todos os atletas devem usar o peitoral fornecido pela organização da prova. O seu uso é pessoal e intransmissível, devendo ser usado na parte da frente do atleta.

 7 – PERCURSO E BALIZAÇÃO

Os percursos estarão sinalizados por fita plástica, com um máximo de 30 mts de distância entre cada uma. Por norma, do local onde está uma fita deverá conseguir-se visualizar a fita seguinte.

TRAIL: sinalizado por fita plástica cor de laranja.

MINI TRAIL: sinalizado por fita plástica de cor de laranja.

CAMINHADA: realizada sem guia, estando o percurso sinalizado por fita plástica de cor amarela, cada participante é livre para percorrer os trilhos ao seu ritmo.

Nos locais com múltiplos carreiros ou caminhos estarão elementos da organização, indicações em placas pontiagudas ou marcação com cal no solo a indicar a direção do percurso.

Qualquer outra sinalização, cor ou fita, não deve ser levada em conta.

Os atletas ficam obrigados a seguir as fitas balizadoras, colocadas em todo o percurso.

Em caso de engano ou ausência de fitas balizadoras deve voltar imediatamente atrás e seguir as indicações corretas.

8 – SEGURANÇA

Só poderão participar indivíduos que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas.

A organização celebrará um seguro de acidentes pessoais para o dia da prova, que preverá as coberturas mínimas exigidas por lei. Assim, os atletas à data da prova, desde que devidamente inscritos, terão direito ao referido seguro.

A organização terá ao dispor dos atletas serviço de assistência e primeiros socorros durante a realização da prova.

Os atletas deverão ter uma especial atenção a alguns atravessamentos de estradas que existirão ao longo do percurso, pois a circulação rodoviária não estará cortada.

Nos locais considerados mais perigosos, haverá membros da organização.

Em caso de emergência deverá recorrer aos nºs de contacto que estarão inscritos no peitoral que cada atleta terá.

Aconselhamos que em caso de desistência o faça junto de um posto de abastecimento, onde lhe será prestada assistência e facultado transporte até à chegada logo que possível.

O serviço de assistência e primeiros socorros são assegurados pelos Bombeiros Voluntários de Pataias que estarão na zona da chegada da prova.

 9 – INDICAÇÕES PARA O LEVANTAMENTO DOS PEITORAIS

Atletas Individuais: Cada atleta deverá saber o seu nº de peitoral (disponível no site e em listagem a afixar junto ao Secretariado). Deverão dirigir-se ao balcão das inscrições individuais que corresponde à sua prova (Trail, Mini Trail ou Caminhada).

Atletas integrados em equipas: O levantamento dos peitorais deve ser efetuado pelo representante da equipa, que recolherá os kit’s de todos os atletas da sua equipa. Deverão dirigir-se ao balcão das equipas.

10 – ZONA DE QUARENTENA PARA OS ATLETAS DO TRAIL E MINI TRAIL

No dia da prova, até às 15h45 os atletas do Trail e do Mini Trail terão de entrar para uma Zona de Quarentena prévia à partida, onde farão a validação do chip nas estações de Clear e Check que lá estarão.

É muito importante que os participantes não se atrasem no levantamento do seu saco (peitoral + chip), pois não poderão partir sem efectuar o referido procedimento (Clear e Check) e não queremos que as partidas tenham de ser atrasados em relação ao horário previsto.

Os caminheiros não usarão chip, pelo que estão dispensados da entrada na zona de quarentena.

11 – ABASTECIMENTOS

Serão disponibilizados os abastecimentos abaixo indicados. Os abastecimentos de líquidos serão disponibilizados em copos, tendo que o seu consumo ser feito no próprio local do abastecimento.

Não será permitido que os atletas retomem o percurso com copos, fruta com casca ou embalagens de comida nas mãos, tendo de os deixar nos sacos de lixo que estarão no local. Os atletas que entendam que não podem perder tempo nos abastecimentos deverão levar o seu boião, copo, camelback ou outro utensílio.

 Informação Provisória:

Trail

6 kms

12 kms

16 kms

Final

Líquidos

Líquidos e sólidos

Líquidos

Líquidos e sólidos

 

Mini Trail

3 kms 9 kms 11 kms Final
Líquidos Líquidos e sólidos Líquidos

Líquidos e sólidos

 

Caminhada

3 kms 8 kms Final
Líquidos Líquidos

Líquidos e sólidos

12 – PONTOS DE CONTROLO

Antes do início da prova do Trail e do Mini Trail, os atletas deverão dirigir-se ao Secretariado, onde será entregue a cada atleta um CHIP (P-card) com um nº que identifica esse atleta e que servirá para comprovar a realização correta do percurso e apurar as classificações finais. Cada atleta colocará esse CHIP no seu pulso utilizando uma abraçadeira plástica que também será fornecida pela organização. Deverá manter esse CHIP no pulso até ao final da prova sob pena de desclassificação.  

Existirão vários pontos de controlo ao longo do percurso nos quais os atletas deverão passar o CHIP por forma a comprovar a correta e total realização do percurso. Os atletas que chegarem ao final sem o registo da passagem em todos os pontos de controlo serão desclassificados.

No final da prova, após leitura dos registos dos CHIPS e obtenção dos seus tempos de prova, todos os CHIPS serão recolhidos e devolvidos à organização.

A perda do CHIP implica o pagamento de um valor de 50€.

Caso algum atleta não participe na prova e fique com um CHIP (P-card) na sua posse deverá fazer chegar o mesmo à organização o mais brevemente possível, preferencialmente no próprio dia da prova.

13 – TEMPO LIMITE

Os tempos limite de realização de cada prova serão os seguintes:

Informação provisória:

Trail

3h30

Mini Trail

3h00

Caminhada

3h00

Os atletas que na chegada à meta excederem o tempo limite final acima indicado serão desclassificados.

14 – DESCLASSIFICAÇÃO

Serão desclassificados todos os atletas que não passem nos controles intermédios, que se prove que não completaram a totalidade do percurso no sentido correcto, excedam os tempos limite, cortem percurso, tenham conduta anti-desportiva ou poluidora, usem o peitoral de outro atleta ou não o levem bem visível, ou prejudiquem o andamento da prova ou dos atletas.

15 – PRÉMIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

Serão atribuídos pela Organização os seguintes prémios:

TRAIL:
– Troféus para o 1º, 2º, 3º, 4º e 5º da Geral Masculina e 1ª, 2ª, 3ª, 4º e 5º da Geral Feminina;

– Troféus para as 3 primeiras equipas da geral (contam 4 atletas). No caso de se verificar igualdade pontual na classificação colectiva, o desempate far-se-á a favor da equipa que apresentar o quarto atleta melhor classificado;

– Troféus para os 3 primeiros de cada género e escalão.

MINI TRAIL:

– Troféus para o 1º, 2º e 3º da Geral Masculina e 1ª, 2ª e 3ª da Geral Feminina;

– Troféus para os 3 primeiros de cada género e escalão.

A entrega dos Prémios terá lugar aquando o sunset snack a realizar após a prova, na sede do Clube Recreativo Pisoense, a partir das 19h00.

PRÉMIOS – ASPECTOS COMUNS ÀS 3 DISTÂNCIAS:

Haverá um prémio especial para a equipa com mais atletas inscritos no total das três provas (Trail, Mini Trail e Caminhada)

Não haverá prémios de classificação para os participantes da Caminhada.

Os prémios serão entregues na sede do Clube Recreativo Pisoense, a partir das 19h00.

Os Prémios não levantados no dia da prova ou a ausência dos premiados na referida cerimónia entende-se como renúncia ao prémio, reservando-se à Organização o direito de dar-lhe o destino que entender, não se aceitando reclamações posteriores.

16 – REGRAS COMUNS

  1. A inscrição nesta prova (Trail, Mini Trail e Caminhada) pressupõe a aceitação das regras aqui estabelecidas.
  2. Os casos omissos ou duvidosos não mencionados neste regulamento serão resolvidos pela organização da prova que é soberana em todas as situações e aspectos, não havendo recurso das deliberações que venham a ser tomadas.